A Toyota apresentou a linha 2010 do Land Cruiser europeu, uma nova geração que começa a ser vendida no Velho Continente a partir de novembro. O modelo muda bastante, substituindo o Prado lançado em dezembro de 2002. Entre seus principais rivais estão o Mitsubishi Pajero Full e o Nissan Pathfinder.
Na Europa, o Toyota terá versões com três (cinco lugares) ou cinco portas (sete lugares – como opcional). As medidas pouco mudaram com relação ao antecessor: 4,76 metros de comprimento (sem contar o antigo estepe atrás) e 2,79 metros de distância entre-eixos.
No visual, o Land Cruiser Prado evoluiu. As linhas já cansadas ganharam contornos mais agressivos e atuais, deixando o modelo alinhado com outros utilitários da marca na Europa, como RAV4 e Land Cruiser. O interior também evoluiu, em design e acabamento. A segunda fileira de assentos pode ser deslocada em 13,5 centímetros na longitudinal, nas versões com sete lugares, e rebatida em três partes (40/20/40). A última linha de assentos pode ser “guardada” no assoalho, como na Chevrolet Zafira.
Todos os Land Cruiser 2010 contarão com sete airbags, controle de estabilidade (ESP), apoios de cabeça ativos para os bancos dianteiros, ar-condicionado, controle de velocidade e conexão Bluetooth para aparelhos móveis. Como opção, haverá navegador com disco rígido, climatizador de três zonas, rodas de até 18 polegadas, monitores nos enconstos dos bancos dianteiros e sistema de abertura das portas e partida sem chave.
Motor e mecânica
Entre os motores disponíveis, o Land Cruiser oferecerá uma opção a diesel e uma a gasolina. Consumindo o primeiro combustível, haverá um 3.0 D-4D de 173 cv igual ao utilizado até o momento, mas com menor consumo. O 3.0 D-4D de 204 cv não será mantido. Já a gasolina estará o 4.0 V6 de 279 cv, que também equipa do SW4 vendido no Brasil.
O sistema de tração é integral, com diferencial Torsen e bloqueio central. A caixa reduzida é acionada por um botão giratório no console, abandonando a tradicional alavanca. O modelo conta também com o sitema Multi-terrain Select, que adapta a potência de motor e freios para os diferentes tipos de piso encontrados. Para auxiliar este equipamento, o Land Cruiser conta com quatro câmeras, que exibem o “mundo” fora do veículo, a posição das rodas e a trajetória que será realizada. O SUV também apresenta o sistema Crawl Control, que funciona em cinco programas e auxilia a avançar por terrenos complicados sem preocupar o motorista com pisar em acelerador ou freio.
A suspensão tem estrutura de maior qualidade que o modelo atual. Ela traz molas pneumáticas nos dois eixos, com estrutura de paralelograma deformável na frente e eixo rígido atrás. Há ainda o KDS, que desativa as barras estabilizadoras em caso de necessidade. Como opção, há o AVS, que varia a rigidez dos amortecedores garantindo melhor desempenho em terrenos acidentados.
A carroceria, de acordo com a Toyota, está 11% mais rígida, reduzindo a produção de ruídos em rodagem e com o motor em funcionamento.
GALERIA
No comments:
Post a Comment