A minha prestação
Como referi, nunca conduzi um carro de ralis. Na verdade, creio que provavelmente ainda se contam pelos dedos o número de carros com mais de 100cv que já conduzi, mas como a vontade de me divertir, aproveitar ao máximo a oportunidade de aprendizagem e me aproximar desta realidade que muito gosto, não foi isso que me causou problemas.
Fiz 3 sessões de qualificação no Sábado, todas de três voltas (1 lançada e duas de tomada de tempos) e todas com o Miguel Nunes no banco da direita, o que veio a se revelar fundamental.
Nesta foto, sou mesmo eu a conduzir.
A minha primeira preocupação foi levar a “burrinha” inteira até ao final, sem penalizações por excessos ou subida de correctores e no fundo ficar a conhecer melhor as reacções do Starlet.
Fiquei logo impressionado com a velocidade que ele ganha em muito pouco espaço, com o tacto do travão, perfeito para travagem com pé esquerdo – que verifiquei ser fundamental para conseguir “fazer tempos” – assim como com a tracção que se tem à saída das curvas, por causa do autoblocante (mesmo em seco e com pneus de estrada pude confirmar que se nota e muito a diferença).
Fui conhecendo melhor o trajecto, reacções do carro, os melhores ângulos de ataque das curvas e pontos de travagem.
Tive direito a um elogio estranho (dado o tempo que fiz ) do Miguel Nunes, que me disse que achava que eu tinha potencial para melhorar bastante.
Fiz “1:09:qq coisa”, que só ficou entre os 10 primeiros enquanto apenas 11 pessoas tinham feito tempos…
A maioria já andava no segundo 4…
Adiante.
À segunda tentativa, que já tinha planeado, o Miguel começou logo a dar umas dicas, “faz a chicane mais a direito”, “vira menos nas curvas, acelera mais cedo e deixa o autoblocante fazer o resto”, “acelera aqui”, “dá-lhe”…
Como ele conhece muito bem o carro e também a pista foi dando dicas nos sítios certos, o que me fez baixar o tempo para “1:05:1 e qq coisa”. Aprendi mesmo muito. Entrei para os 10 primeiros e lá estive algum tempo. Depois estive com um pé fora e um dentro pois estava em 10º, com o mesmo tempo que outra pessoa, mas não tardou saltei fora de novo…
Nesta também…
Passei algum tempo a me torturar sobre a possibilidade de entrar de novo… O “bichinho” pegou mesmo… Não sabia (tinha dúvidas mesmo) se conseguiria baixar mais um segundo mas depois de muito adiar, lá me meti para mais uma sessão de três voltas.
Quando o Miguel me viu a entrar no carro, disse-me “tens que entrar nos 10 primeiros, vamos!”.
Voltou a dar muito incentivo e dicas para andar cada vez mais depressa!
Na primeira volta de lançamento comecei logo a tentar ir mais longe em cada uma das curvas, mas na segunda volta senti que comecei a ir longe de mais e ansioso. Em fracções de segundo “abrandei” o ritmo e tentei seguir todas as dicas do Miguel. A terceira volta desta sessão foi a que me senti melhor todo o fim de semana.
Quando cheguei e me disseram que tinha subido a 4º, com “1:04:qq coisa” não queria acreditar…
Daí até ao final do dia, o meu tempo ainda desceu até 8º, mas mantive uma posição nos 10 primeiros o que carimbou a minha presença na semi-final.
Hoje (domingo) ainda tive direito, antes da minha entrada na semi-final, a tempo de antena (pelo menos para a câmera) de um programa da RTP-Madeira, o que não pode ser bom…
De qualquer forma, já dá para um tipo se ir habituando à pressão e exposição destas coisas.
Não estava nervoso, até porque se no primeiro dia não tinha corrido mal, não era à segunda que ia correr mal (ganhar não esperava mesmo, por isso, tranquilo) mas senti que a minha prestação foi mais instável e menos “perfeitinha”. Falhei algumas linhas de entrada em curva e o carro estava diferente, penso que principalmente porque o asfalto estava quente e porque os pneus já estavam a dar de si. Mesmo assim, em alguns pontos da pista, senti que melhorei.
O que nunca achei foi que fosse melhorar o meu tempo, mas isso veio a acontecer.
Baixei ainda para “1:03:qq coisa”, o que me deu o 8º lugar. Não fui o último…
De resto, vibrei com a final, e fiquei contente pelos três finalistas.
Não há dúvidas que o merecem, são todos três grandes pilotos, e tenho a certeza que vão aproveitar ao máximo os excelentes prémios que vão receber.
“Godspeed“!
Curioso foi também conhecer (e saber que existe tal coisa) leitores assíduos deste “cantinho motorizado”.
Dizendo de outra forma, dada a alteração de calendário do evento, algo que já aqui mencionei, foi uma excelente forma de começar o ano!
Muito obrigado a todos na organização como a todos os companheiros deste fim-de-semana em que muito aprendi.
Agora só tenho um problema, a vontade é ainda maior!…
[Via http://autoemocion.wordpress.com]
No comments:
Post a Comment